O maior poder que um cidadão tem numa sociedade democrática é o poder do voto. É através dele que escolhemos quem nos representa e acaba por impactar no rumo de nossas vidas. É muito comum ouvir alguém dizendo que política não serve pra nada, infelizmente. Mas esse pensamento, que leva à abstenção ou anulação nas urnas, acaba por perpetuar as coisas do jeito como estão, quando não piorar. Elas estão boas pra você?

Tomando o contexto da pandemia do Corona vírus como exemplo, foi no âmbito da política que se decidiu quais tipos de estabelecimento podiam abrir e em que condições, se teríamos ou não rodízio de automóveis, se as aulas seriam ou não suspensas, se haveria redução de tributos ou auxílio emergencial – e de quanto ele seria. E se nos debruçarmos sobre esse último item, a decisão do valor final foi fruto de uma pressão da Câmara dos Deputados. Ou seja, também ocorreu nesse lugar: a política.

Fica claro que o voto interfere diretamente na vida das pessoas, nos mais variados âmbitos. Agora no dia 15 de novembro temos eleições para prefeito, que é o chefe executivo municipal, e para vereadores, que têm entre suas atribuições a aprovação de leis que regem a vida das pessoas, da cidade e a fiscalização da prefeitura. Não votar para esses cargos é deixar que alguém escolha por você. Lembre-se: isso pode te prejudicar.

É urgente uma mudança na política. Precisamos de uma renovação para que São Paulo trilhe um caminho de progresso e prosperidade. Mas não podemos confiar tamanha responsabilidade a quem não tem qualquer experiência com políticas públicas, do mesmo modo que não entregaríamos nossas vidas nas mãos de um médico inexperiente. Ou um piloto de avião. Ou do engenheiro responsável pela construção do local onde vivemos ou trabalhamos.

Essa mudança, sem esquecer da importância da experiência, se dará nas urnas. E todo voto importa. O seu voto importa, não se esqueça disso. Pesquise as propostas e biografias dos seus candidatos. Tem muita gente mal-intencionada de olho no poder, isso é fato. Mas, também, tem bastante gente disposta a trabalhar por essa cidade.

Eleger melhores políticos faz com que as nossas vidas sejam melhores.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>